top of page
  • regionalbahia

UVSs Battre e Termoverde celebram formatura de cursos sustentáveis e socioambientais

Na quinta-feira (28), a manhã foi de comemoração no Espaço Raízes na Battre AMC, com a formatura da primeira turma do Curso de Meliponicultura e da segunda turma do projeto socioambiental ArteVida no Curso de Fabricação de Móveis Sustentáveis. O evento marcou o encerramento de mais um ciclo de capacitação com foco na sustentabilidade.

O Curso de Meliponicultura foi realizado presencialmente no Meliponário da Battre, onde oito colaboradores do aterro tiveram a oportunidade de se aprofundar no estudo da biologia das abelhas sem ferrão e aprender técnicas de manejo das colônias. O curso, que teve duração total de 20 horas, foi um sucesso e já para o ano de 2024 está prevista a abertura de uma nova turma, desta vez voltada, também, para as comunidades do entorno da Battre.

Já o Curso de Fabricação de Móveis Sustentáveis, utilizando a técnica de reaproveitamento de paletes, aconteceu presencialmente no Centro Comunitário do Residencial Ceasa, beneficiando moradores da região e também da comunidade da Carobeira. Ao todo, doze alunos concluíram o curso e estão aptos a transformar os paletes em móveis e itens de decoração. Durante a capacitação, os participantes aprenderam a tratar a madeira e dominar o manejo das ferramentas. Além da formatura, eles puderam expor o material produzido, permitindo que os colaboradores presentes no evento apreciassem e adquirissem as peças expostas.

Ambos os cursos foram gratuitos e ocorreram entre os meses de julho e outubro de 2023. Com um total de 20 horas de aprendizagem, eles reforçaram o compromisso da Battre e da Termoverde com a capacitação profissional e a promoção da sustentabilidade. As UVSs enxergam esses cursos como uma maneira de incentivar e promover ações mais responsáveis em relação ao meio ambiente, além de proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para os participantes.

Dessa forma, as UVSs reafirmam seu engajamento com a formação de indivíduos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental, buscando disseminar conhecimento e técnicas que poderão ser aplicados tanto no ambiente de trabalho quanto em suas comunidades.



bottom of page